Estrutura Condicional
int idade = 18;
if (idade >= 18)
{
Console.WriteLine("Você é maior de idade.");
}
Neste exemplo, o código verifica se a variável "idade" é maior ou igual a 18. Se for verdadeiro, o programa exibirá a mensagem "Você é maior de idade."
Aqui está um exemplo de uso da estrutura condicional "if" com "else":
int idade = 18;
if (idade >= 18)
{
Console.WriteLine("Você é maior de idade.");
}
Nesse caso, se a idade for maior ou igual a 18, o programa exibirá a mensagem "Você é maior de idade." Caso contrário, exibirá "Você é menor de idade."
Aqui está um exemplo de uso da estrutura condicional "if" com "else if":
int nota = 75;
if (nota >= 90)
{
Console.WriteLine("Sua nota é A.");
}
else if (nota >= 80)
{
Console.WriteLine("Sua nota é B.");
}
else if (nota >= 70)
{
Console.WriteLine("Sua nota é C.");
}
else if (nota >= 60)
{
Console.WriteLine("Sua nota é D.");
}
else
{
Console.WriteLine("Sua nota é F.");
}
Neste exemplo, o programa verifica a variável "nota" e exibe uma mensagem de acordo com a faixa na qual a nota se encaixa. Se a nota for 75, por exemplo, o programa exibirá "Sua nota é C." Isso permite criar uma hierarquia de condições em que várias possibilidades são verificadas em sequência. O primeiro bloco "if" verifica a nota mais alta, e se não for verdadeiro, o próximo bloco "else if" é verificado, e assim por diante. Se nenhuma das condições anteriores for verdadeira, o bloco "else" final é executado.
Aqui está um exemplo de uso da estrutura condicional "switch case":
int diaDaSemana = 3;
string nomeDia;
switch (diaDaSemana)
{
case 1:
nomeDia = "Domingo";
break;
case 2:
nomeDia = "Segunda-feira";
break;
case 3:
nomeDia = "Terça-feira";
break;
case 4:
nomeDia = "Quarta-feira";
break;
case 5:
nomeDia = "Quinta-feira";
break;
case 6:
nomeDia = "Sexta-feira";
break;
case 7:
nomeDia = "Sábado";
break;
default:
nomeDia = "Dia inválido";
break;
}
Console.WriteLine($"O dia {diaDaSemana} da semana é {nomeDia}.");
Neste exemplo, o programa verifica o valor da variável diaDaSemana e executa o bloco de código associado ao valor correspondente usando a estrutura switch case. No caso de diaDaSemana ser igual a 3, o programa exibirá "O dia 3 da semana é Terça-feira.". Se o valor não corresponder a nenhum dos casos, o bloco default é executado.
Lembrando que o break é usado após cada bloco de código para sair do switch case após a correspondência de um caso. Se o break não for usado, o código continuará a executar os blocos subsequentes até encontrar um break ou sair do switch.
O switch case é útil quando você precisa tomar uma decisão com base em um valor específico e oferece uma alternativa mais organizada quando há várias opções a serem consideradas.

Comentários
Postar um comentário