Estrutura Condicional



Em C#, uma estrutura condicional é uma parte do código que permite que você tome decisões com base em condições específicas. Isso permite que o programa execute diferentes blocos de código dependendo se uma condição é verdadeira ou falsa. A estrutura condicional mais comum em C# é o "if" (se), mas também existem variações como "else if" (senão, se) e "else" (senão), bem como a estrutura "switch case" (interruptor) para múltiplas escolhas. Aqui está um exemplo simples de uso da estrutura condicional "if" em C#:

int idade = 18; if (idade >= 18) { Console.WriteLine("Você é maior de idade."); }

Neste exemplo, o código verifica se a variável "idade" é maior ou igual a 18. Se for verdadeiro, o programa exibirá a mensagem "Você é maior de idade."
Aqui está um exemplo de uso da estrutura condicional "if" com "else":

int idade = 18; if (idade >= 18) { Console.WriteLine("Você é maior de idade."); }

Nesse caso, se a idade for maior ou igual a 18, o programa exibirá a mensagem "Você é maior de idade." Caso contrário, exibirá "Você é menor de idade."
Aqui está um exemplo de uso da estrutura condicional "if" com "else if":

int nota = 75; if (nota >= 90) { Console.WriteLine("Sua nota é A."); } else if (nota >= 80) { Console.WriteLine("Sua nota é B."); } else if (nota >= 70) { Console.WriteLine("Sua nota é C."); } else if (nota >= 60) { Console.WriteLine("Sua nota é D."); } else { Console.WriteLine("Sua nota é F."); }

Neste exemplo, o programa verifica a variável "nota" e exibe uma mensagem de acordo com a faixa na qual a nota se encaixa. Se a nota for 75, por exemplo, o programa exibirá "Sua nota é C." Isso permite criar uma hierarquia de condições em que várias possibilidades são verificadas em sequência. O primeiro bloco "if" verifica a nota mais alta, e se não for verdadeiro, o próximo bloco "else if" é verificado, e assim por diante. Se nenhuma das condições anteriores for verdadeira, o bloco "else" final é executado.
Aqui está um exemplo de uso da estrutura condicional "switch case":

int diaDaSemana = 3; string nomeDia; switch (diaDaSemana) { case 1: nomeDia = "Domingo"; break; case 2: nomeDia = "Segunda-feira"; break; case 3: nomeDia = "Terça-feira"; break; case 4: nomeDia = "Quarta-feira"; break; case 5: nomeDia = "Quinta-feira"; break; case 6: nomeDia = "Sexta-feira"; break; case 7: nomeDia = "Sábado"; break; default: nomeDia = "Dia inválido"; break; } Console.WriteLine($"O dia {diaDaSemana} da semana é {nomeDia}.");

Neste exemplo, o programa verifica o valor da variável diaDaSemana e executa o bloco de código associado ao valor correspondente usando a estrutura switch case. No caso de diaDaSemana ser igual a 3, o programa exibirá "O dia 3 da semana é Terça-feira.". Se o valor não corresponder a nenhum dos casos, o bloco default é executado.

Lembrando que o break é usado após cada bloco de código para sair do switch case após a correspondência de um caso. Se o break não for usado, o código continuará a executar os blocos subsequentes até encontrar um break ou sair do switch.

O switch case é útil quando você precisa tomar uma decisão com base em um valor específico e oferece uma alternativa mais organizada quando há várias opções a serem consideradas.

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